Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    Dotar os formandos com conhecimentos e competências relativos à saúde mental na 3ª idade.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Saúde mental e recursos
      • Asaúde mental na 3.ª idade
      • Definição
      • Promoção
      • Saúde mental e comunidade
    • Psicopatologia da pessoa idosa
      • O normal e o patológico
      • Conceito de doença mental
      • Envelhecimento normal e patológico
      • Depressão na pessoa idosa
      • Psicopatologia do delírio
      • Perturbações sensoriais e delírio
    • Recursos comunitários de apoio
      • Respostas sociais à velhice
      • Saúde e comunidade
      • O hospital e o seu papel face à pessoa idosa
      • Outros recursos
        • família
        • apoio domiciliário
        • lares

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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