Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar os conceitos e princípios fundamentais relacionados com a promoção da inclusão social e comunitária da pessoa com deficiência.
    • Identificar a rede de entidades de suporte social e comunitária da pessoa com deficiência.
    • Identificar estratégias de promoção da inclusão social e comunitária da pessoa com deficiência.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Conceitos relativos à inclusão social e comunitária
      • Conceito de inclusão
      • Carta de direitos das pessoas com deficiência
      • Políticas públicas promotoras da inclusão social e comunitária da pessoal com deficiência
      • Direitos, benefícios e medidas de proteção social das pessoas com deficiências ou incapacidade
    • Rede de entidades de suporte social e comunitária da pessoa com deficiência
      • Papel dos serviços de apoio social
      • Papel dos serviços de suporte comunitário (Desporto, Educação, Formação, Emprego
      • Papel da família, amigos e cuidadores
      • Papel dos prestadores de cuidados pessoais
    • Estratégias de promoção da inclusão social e comunitária da pessoa com deficiência
      • Conceito de Empowerment e de Recovery
      • Participação ativa do Cidadão portador de deficiência
    • Utilização de recursos sociais e comunitários diversificados.

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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