Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Planear atividades de animação e ocupação de tempos livres.
    • Implementar atividades de animação e ocupação de tempos livres.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Animação e ocupação de tempos livres de adultos no domicílio e em instituição
      • Tipologia de atividades
      • Objetivos e benefícios
        • Momentos de lazer
        • Estimulação de competências
        • Contacto com o ambiente externo à Instituição
        • Rotinas diárias
          • Higiene
          • Culinária
          • Costura
          • Jardinagem
    • Diferentes formas de animação e ocupação de tempos livres
      • Animação física ou motora
      • Animação cognitiva
      • Animação através da expressão plástica
      • Animação através da comunicação
      • Animação associada ao desenvolvimento pessoal e social
      • Animação comunitária
      • Animação lúdica
    • Elaboração de um plano de atividades
      • Definição de Objetivos
      • Identificação de recursos humanos, materiais e logísticos
      • Definição de responsabilidades/tarefas
      • Seleção de critérios de avaliação
    • Técnicas de animação aplicados a diversos públicos:
      • Idosos
      • Pessoas com deficiência
      • Pessoa com doença crónica
      • Outras
    • Ocorrências e anomalias na ocupação de tempos livres: aspetos fundamentais a transmitir; procedimentos de registo

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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