Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar as especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens.
    • Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens.
    • Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento das crianças e jovens.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Desenvolvimento de crianças e jovens
      • Desenvolvimento físico e psicomotor
      • Desenvolvimento cognitivo
      • Desenvolvimento da linguagem
      • Desenvolvimento sócio-afetivo
    • Especificidades do desenvolvimento de crianças e jovens
      • Vinculação: a criança e o adulto de referência
      • Primeiros comportamentos sociais
      • Importância do contexto pré-escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
      • Importância do papel do adulto como modelo de referência
      • Importância do contexto escolar e suas implicações nos comportamentos sociais
      • Internet e redes sociais
      • Principais desafios do desenvolvimento da sexualidade e relações entre pares
    • Fatores condicionantes do desenvolvimento das crianças e jovens
    • Problemas de desenvolvimento - sinais de alerta
    • O período da adolescência
      • Características (feminino versus masculino)
      • Adaptação e inserção
      • Desvios
      • Estratégias de comunicação

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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