Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
    • Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
    • Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
    • Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
      • Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
      • Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
      • Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
      • Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
      • Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
      • Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
      • Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
    • Plano de Contingência
      • Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
      • Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
      • Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
      • Responsabilidade e aprovação do Plano
      • Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
      • Política, planeamento e organização
      • Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
      • Avaliação de riscos
      • Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
        • Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
        • Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
        • Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
        • Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
        • Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
        • Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
        • Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
        • Formação e informação
        • Trabalho presencial e teletrabalho
      • Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
    • Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
    • Manual de Reabertura das atividades económicas
      • Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
      • Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
      • Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
      • Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
      • Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
      • Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
      • Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
      • Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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