Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    • Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar os diferentes tipos de acidentes.
    • Reconhecer o serviço nacional de proteção civil.
    • Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Tipos de acidente
      • Comportamento perante o sinistrado
        • Prevenção do agravamento do acidente
          • Alerta dos serviços de socorro público
          • Exame do sinistrado
          • Socorros de urgência
          • Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória
        • Dificuldades respiratórias – descrição
          • Socorros de urgência
          • Reanimação cardio-respiratória
      • Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento
      • Acidentes inerentes à profissão
        • Queimadura
          • Por corrente eléctrica
          • Hemorragia externa por ferimento (corte)
        • Comportamento a seguir
        • Esterilização dos instrumentos
        • Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização
    • Serviço Nacional de Proteção Civil
      • Socorrismo e realidade
    • A profissão confrontada com a doença
      • Prevenção de acidentes e doenças profissionais
        • Higiene do profissional
        • Higiene do meio ambiente
      • Revisão de atuação em diferentes casos
        • Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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