Informação sobre o curso

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  • Duração25.0 horas
  • Condições de Inscrição

    • Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar situações de primeiros socorros com crianças e jovens.
    • Avaliar situações de emergência com crianças e jovens.
    • Identificar e aplicar técnicas de primeiros socorros em caso de acidente com crianças de jovens.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Primeiros socorros
      • Objetivos
      • Atuação
      • Serviços de emergencia médica
      • Organização da mala de primeiros socorros
    • Prestação de primeiros socorros com crianças e jovens em casos de:
      • Corpos Estranhos
      • Feridas
      • Cortes
      • Insolação
      • Mordeduras
      • Picadas
      • Queimaduras
      • Entorse
      • Fraturas
      • Intoxicação
      • Hemorregias
      • Afogamento
      • Asfixia
      • Estrangulamento
      • Choque elétrico
      • Eletrocussão
    • Técnicas de Imobilização
    • Prevenção de Contaminações
    • Posição Lateral de Segurança
    • Reanimação (suporte básico de vida)
    • Atitudes e Primeiros Socorros face a situações especificas
      • Desmaio
      • Estado de Choque
      • Enregelamento
      • Crise de Hipoglicemia
      • Convulsão
      • Crise Asmática
    • Medicamentos

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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