Informação sobre o curso

Todas as edições do curso

  • Início 08/02/2022
  • Duração50.0 horas
  • Tipo de HorárioPós-Laboral
  • Local de FormaçãoPenafiel
Inscrever Detalhes
Manifestar interesse Pedir contacto
  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    Planificar e desenvolver técnicas de animação com recurso à expressão dramática, corporal, vocal e verbal.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Expressão dramática e desenvolvimento pessoal
      • Desenvolvimento interpessoal
        • Auto-conhecimento e revelação
        • Falar / escutar
        • Quebra-gelo / aquecimento
        • Confiança e reciprocidade
        • Guiar e ser guiado
        • Aceitação do risco e do desafio
      • Desenvolvimento da actividade
        • Pensamento convergente
        • Quebrar regras
        • Pensamento fora das estruturas
        • Desenvolvimento da sensibilidade
        • Estado de receptividade
        • Adaptação e reação à mudança
        • Originalidade
        • Organização coerente
    • Expressão dramática e desenvolvimento integral da criança
      • Expressão dramática e desenvolvimento cognitivo
        • Desenvolvimento cognitivo
        • Estádio sensorio-motor
        • Estádio pré-operatório
        • Estádio das operações concretas
        • Estádio das operações formais
    • Expressão dramática - função simbólica
      • Imitação diferida
      • Jogo simbólico
      • Desenho
      • Imagem mental
      • Linguagem
    • Expressão corporal
      • Centros de expressividade corporal
      • Corpo como um todo e uma segmentação
      • Coordenação visual e áudio-motora
      • Respiração – desenvolvimento e exploração
      • Relaxamento – técnica e desenvolvimento
      • Possibilidades expressivas sem e com deslocação no espaço
      • Pantomima e mímica corporal
    • Expressão vocal e verbal
      • Corpo emissor sonoro
      • Silêncio e som
      • Respiração e emissão sonora
      • Volume e projeção da voz
      • Articulação e dicção

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

Manifestar interesse Pedir contacto