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  • Duração50.0 horas
Condições de Inscrição

Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

Objectivo Geral

Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.
Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.
Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.
Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Comunicação - definição e conceitos
    • Dinâmica do ato comunicativo
    • Elementos do processo de comunicação
  • Tipos e formas de comunicação
    • Comunicação verbal
    • Comunicação não-verbal
  • Comunicação e linguagem
    • Importância da linguagem
    • A linguagem como veículo de comunicação
    • Estimulação do desenvolvimento da linguagem e da comunicação
    • Componentes da linguagem
      • Função, forma e significado
    • Contextos da comunicação
  • Comunicação na criança e no jovem
    • Na interação com os pares
    • Na interação adulto/criança
    • Na relação pais/filhos e a importância do envolvimento parental na comunicação
    • Nos grupos de referência
  • Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação
    • Assertividade
    • Escuta ativa
    • Auto-imagem
    • Clareza de expressão
    • Transparência na comunicação
    • Compreensão da mensagem
    • Saber lidar com as emoções
  • Comunicação e o grupo
  • Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.