Informação sobre o curso

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  • Início 05/09/2022
  • Duração50.0 horas
  • Tipo de HorárioPós-Laboral
  • Local de FormaçãoFormação à Distância
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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.
    Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.
    Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.
    Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Comunicação - definição e conceitos
      • Dinâmica do ato comunicativo
      • Elementos do processo de comunicação
    • Tipos e formas de comunicação
      • Comunicação verbal
      • Comunicação não-verbal
    • Comunicação e linguagem
      • Importância da linguagem
      • A linguagem como veículo de comunicação
      • Estimulação do desenvolvimento da linguagem e da comunicação
      • Componentes da linguagem
        • Função, forma e significado
      • Contextos da comunicação
    • Comunicação na criança e no jovem
      • Na interação com os pares
      • Na interação adulto/criança
      • Na relação pais/filhos e a importância do envolvimento parental na comunicação
      • Nos grupos de referência
    • Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação
      • Assertividade
      • Escuta ativa
      • Auto-imagem
      • Clareza de expressão
      • Transparência na comunicação
      • Compreensão da mensagem
      • Saber lidar com as emoções
    • Comunicação e o grupo
    • Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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