Informação sobre o curso

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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
    • Desenvolver a comunicação assertiva.
    • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
    • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
    • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
      • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
        • Emissor/Receptor
        • Canal
        • Mensagem/código
        • Contexto
        • Feedback
      • Diferentes perfis comunicacionais
        • Passivo
        • Agressivo
        • Manipulador
        • Assertivo
    • Comunicação assertiva
      • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
      • Empatia
        • Escuta ativa/escuta dinâmica
          • Conceito de contexto comum
        • Semântica sintaxe
        • Paralinguagem
    • Barreiras à comunicação
      • Barreiras gerais do processo de comunicação
        • Barreiras internas
          • Objectivas
          • Subjectivas
        • Barreiras externas
      • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
        • Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
    • Processamento interno da informação
      • Processamento fonético
      • Processamento literal (significado)
      • Processamento reflexivo (empático)
    • Tipos de perguntas no processo de comunicação
      • Abertas
      • Fechadas
      • Retorno
      • Reformulação

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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