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  • Duração50.0 horas
Condições de Inscrição

Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

Objectivo Geral

  • Identificar e caracterizar os elementos intervenientes no processo de comunicação e os diferentes perfis comunicacionais.
  • Desenvolver a comunicação assertiva.
  • Identificar e transpor as barreiras que surgem nas diferentes fases do processo de comunicação.
  • Realizar os diversos tipos de processamento interno da informação.
  • Aplicar os diferentes tipos de perguntas no processo de comunicação.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

  • Processo de comunicação e perfis comunicacionais
    • Função e importância dos elementos que intervêm no processo de comunicação
      • Emissor/Receptor
      • Canal
      • Mensagem/código
      • Contexto
      • Feedback
    • Diferentes perfis comunicacionais
      • Passivo
      • Agressivo
      • Manipulador
      • Assertivo
  • Comunicação assertiva
    • Particularidades e vantagens do perfil assertivo
    • Empatia
      • Escuta ativa/escuta dinâmica
        • Conceito de contexto comum
      • Semântica sintaxe
      • Paralinguagem
  • Barreiras à comunicação
    • Barreiras gerais do processo de comunicação
      • Barreiras internas
        • Objectivas
        • Subjectivas
      • Barreiras externas
    • Barreiras típicas das diferentes fases do processo de comunicação
      • Construção, adaptação, envio, receção e interpretação da mensagem
  • Processamento interno da informação
    • Processamento fonético
    • Processamento literal (significado)
    • Processamento reflexivo (empático)
  • Tipos de perguntas no processo de comunicação
    • Abertas
    • Fechadas
    • Retorno
    • Reformulação

Avaliação

a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.