Todas as edições do curso
-
Início
24/08/2022
-
- Duração25.0 horas
- Tipo de HorárioPós-Laboral
- Local de FormaçãoJoane
Inscrever
Detalhes
Manifestar interesse
Pedir contacto
-
Objectivo Geral
Dotoar os formandos de conhecimentos sobre o desenvolvimento de crianças dos 0 aos 3 anos.
-
Metodologia
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
-
Conteúdos Programáticos
- Fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos
- Desenvolvimento físico e psicomotor
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento sócio afetivo
- Vinculação: a criança e o adulto de referência
- Primeiros comportamentos sociais
- Segurança afetiva
- Curiosidade e ímpeto exploratório
- Autoestima
- Fatores condicionantes do desenvolvimento da criança
- Problemas de desenvolvimento: sinais de alerta
- Crianças com alterações nas funções ou estruturas do corpo ou com risco grave de atraso de desenvolvimento
-
Avaliação
a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.
Manifestar interesse
Pedir contacto