Informação sobre o curso

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  • Duração0 minutos
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    Dotar os formandos com competências para a prevenção de problemas na pessoa idosa. 

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Promoção da saúde
      • Conceito de saúde
      • Higiene corporal
      • Alimentação e nutrição
      • Exercício físico
      • Hábitos tóxicos
      • Higiene do meio físico e social
        • Adaptação domiciliária e prevenção de acidentes
        • Reabilitação e reinserção social
      • Vacinas
      • Doenças crónico-degenerativas: aspetos preventivos
      • Controlo da medicação
    • Problemas de saúde
      • Problemas cardiovasculares
        • Hipertensão arterial
        • Angina de peito
        • Enfarte do miocárdio
        • Acidentes vasculares cerebrais
      • Problemas respiratórios
      • Problemas gastrointestinais
      • Problemas hematológicos e oncológicos
      • Problemas endocrinológicos
      • Problemas genito-urinários
      • Problemas musculoesqueléticos
      • Problemas neurológicos e sensoriais
      • Problemas dermatológicos
      • Problemas oftalmológicos
      • Problemas infecciosos
    • Métodos e técnicas aplicados ao doente em estado terminal
      • Abordagem compreensiva e multidimensional
      • Critérios de inclusão
      • Degradação funcional – métodos de avaliação e prevenção
    • Cuidados em fase terminal
      • A higiene
      • O conforto
      • O apoio
      • Actuação após a morte
        • Corpo
        • Família
        • Formalidades

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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