Informação sobre o curso

Todas as edições do curso

  • Início 30/11/2022
  • Duração50.0 horas
  • Tipo de HorárioPós-Laboral
  • Local de FormaçãoJunta de Freguesia de Capela
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  • Duração50.0 horas
  • Condições de Inscrição

    Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.

  • Objectivo Geral

    Dotar os formandos com conhecimentos sobre o ciclo vital e aspetos sociais dos idosos

  • Metodologia

    Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
    Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

  • Conteúdos Programáticos

    • Velhice - ciclo vital
      • Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
      • Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
      • Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
      • Do jovem adulto à meia-idade
        • Tarefas evolutivas do jovem adulto
        • Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
        • Casamento e seus ajustamentos
        • Carreira profissional e seus ajustamentos
        • Família e seus ajustamentos
      • A meia-idade e as tarefas evolutivas
      • Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
    • Velhice - aspetos sociais
      • A velhice e a sociedade
        • Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
        • Mitos da velhice
          • início da velhice e aptidões da velhice
          • negatividades da velhice
          • isolamento e solidão na velhice
      • Atitudes, mitos e estereótipos
        • Definições
        • Ideias pré-concebidas
        • Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
        • Mitos e estereótipos - perigos potenciais
      • Representações da morte
      • Problemas sociais da velhice
        • Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
          • a situação no princípio do século
          • a velhice e o pós-guerra
      • A pessoa idosa no final do século XX
    • Velhice - socialização e papéis sociais
      • Aspetos sociais da velhice
        • Socialização e papéis sociais
        • Preparação para a velhice: os papéis de transição
        • Velhice o os novos papéis sociais
    • Velhice - socialização e papéis sociais
      • O modo de vida das pessoas de idade
        • Ascondições de vida
        • A satisfação de viver
      • Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
        • O ser velho no ciclo da vida
        • Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
        • A reforma
        • Coabitação/conflito de gerações
        • Respostas institucionais
        • Pensar novas respostas
      • A pessoaidosa noutras civilizações

  • Avaliação

    a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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