Todas as edições do curso
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Início
05/09/2022
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- Duração25.0 horas
- Tipo de HorárioPós-Laboral
- Local de FormaçãoSede do Agrupamento 694-Margaride
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Detalhes
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Condições de Inscrição
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Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.
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Objectivo Geral
- Identificar os diferentes tipos de acidentes.
- Reconhecer o serviço nacional de proteção civil.
- Reconhecer a importância da prevenção de acidentes e de doenças profissionais.
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Metodologia
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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Conteúdos Programáticos
- Tipos de acidente
- Comportamento perante o sinistrado
- Prevenção do agravamento do acidente
- Alerta dos serviços de socorro público
- Exame do sinistrado
- Socorros de urgência
- Primeiros socorros e conselhos de prevenção nos diferentes casos de dificuldade respiratória
- Dificuldades respiratórias – descrição
- Socorros de urgência
- Reanimação cardio-respiratória
- Feridas, fraturas, acidentes respiratórios, acidentes digestivos, acidentes pelos agentes físicos, envelhecimento
- Acidentes inerentes à profissão
- Queimadura
- Por corrente eléctrica
- Hemorragia externa por ferimento (corte)
- Comportamento a seguir
- Esterilização dos instrumentos
- Prevenção dos acidentes de trabalho, supressão de risco, proteção coletiva, proteção individual, sinalização
- Serviço Nacional de Proteção Civil
- A profissão confrontada com a doença
- Prevenção de acidentes e doenças profissionais
- Higiene do profissional
- Higiene do meio ambiente
- Revisão de atuação em diferentes casos
- Revisão dos efeitos tardios em certos acidentes
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Avaliação
a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.
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