Todas as edições do curso
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Início
05/09/2022
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- Duração50.0 horas
- Tipo de HorárioPós-Laboral
- Local de FormaçãoFormação à Distância
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Condições de Inscrição
Empregados e desempregados inscritos no IEFP há menos de 12 meses com habilitações iguais ou superiores ao 12ºano.
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Objectivo Geral
Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.
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Metodologia
Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.
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Conteúdos Programáticos
- Comunicação - definição e conceitos
- Dinâmica do ato comunicativo
- Elementos do processo de comunicação
- Tipos e formas de comunicação
- Comunicação verbal
- Comunicação não-verbal
- Comunicação e linguagem
- Importância da linguagem
- A linguagem como veículo de comunicação
- Estimulação do desenvolvimento da linguagem e da comunicação
- Componentes da linguagem
- Função, forma e significado
- Contextos da comunicação
- Comunicação na criança e no jovem
- Na interação com os pares
- Na interação adulto/criança
- Na relação pais/filhos e a importância do envolvimento parental na comunicação
- Nos grupos de referência
- Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação
- Assertividade
- Escuta ativa
- Auto-imagem
- Clareza de expressão
- Transparência na comunicação
- Compreensão da mensagem
- Saber lidar com as emoções
- Comunicação e o grupo
- Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC)
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Avaliação
a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.
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